De acordo com o BNA

Novas notas de kwanza entram em circulação em Julho

A nova família do kwanza vai entrar em circulação a partir do próximo mês. A garantia foi dada por José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

Novas notas de kwanza entram em circulação em Julho
D.R
Circulação de novas notas foram aprovadas em Janeiro.

Prevê-se assim que a partir do próximo mês comecem a circular novas notas nos valores de 200, 500, 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 kwanzas. Entre as principais diferenças, está o facto de as novas notas passarem a ser ilustradas apenas com o rosto do primeiro Presidente do país, António Agostinho Neto, deixando assim de lado a cara do antigo presidente, José Eduardo dos Santos. 

As notas também vão ser ilustradas com figuras das maravilhas naturais de Angola. A nota de 200 kwanzas será ilustrada com as Pedras Negras de Pungo Andongo (Malanje), a Fenda da Tundavala (Huíla) estará na nota de 500 e a Cordilheira do Planalto Central (Huambo) estará na nota de 1.000 kwanzas. Já a nota de 2.000 kwanzas será ilustrada com a Serra da Leba (Huíla) e as Ruínas da Catedral de São Salvador do Congo (Zaire) e as Grutas do Nzenzo (Uíge) ilustrarão a nota de 5.000 kwanzas e a nota de 10.000 kwanzas, respectivamente.

Além disso, esta nova família do kwanza será mais segura: as nota serão compostas por materiais que dificultam a sua falsificação, bem como substratos de polímero (plástico) que as tornarão mais resistentes que as de papel, actualmente em circulação.

A circulação das novas notas de kwanzas foi aprovada em Janeiro deste ano. Em Março, o Presidente da República promulgou a lei, que foi publicada no final desse mês, ficando assim reunidas todas as condições para que a emissão das novas notas possa avançar.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS