Oficialmente de problemas cardíacos

Morreu John Magufuli, presidente da Tanzânia

O presidente da Tanzânia, John Magufuli, 61 anos, morreu esta quarta-feira (17), segundo dados oficiais, de problemas cardíacos, de que padecia há 10 anos.

Morreu John Magufuli, presidente da Tanzânia
D.R

Eleito em 2015 e reeleito para um segundo mandato em Outubro do ano passado, deixou de aparecer em público desde 27 de Fevereiro

 

O anúncio foi feito pela vice-presidente tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, que esclareceu que Magufuli foi, primeiro, hospitalizado a 6 de Março, no Instituto de cardiologia Jakaya Kikwete, de Dar-es-Salam, de onde saiu no dia seguinte.

No dia 14 foi admitido no hospital público Emílio Mzena, onde acabou por falecer.

Eleito em 2015 e reeleito para um segundo mandato em Outubro do ano passado, deixou de aparecer em público desde 27 de Fevereiro, uma ausência que alimentou especulações, segundo as quais havia sido contaminado pelo novo coronavírus.

Tindu Lissu, candidato presidencial em Outubro e exilado na Bélgia, no entanto, afirmou que Magufuli foi contaminado pela covid-19 e estava hospitalizado em Nairobi, no Quénia.

"Magufuli morreu de Covid-19”, disse o opositor numa entrevista gravada quarta-feira à tarde, mas difundida esta quinta-feira por um canal televisivo queniano.

“O presidente Magufuli desafiou o mundo no combate à covid-19, desafiou a ciência, não quis tomar medidas de base recomendadas às pessoas em todo o mundo”, indicou.

"O presidente Magufuli não usava máscara, não acreditava nas vacinas, não acreditava na ciência, preferia recorrer aos curandeiros e às ervanárias medicinais com reputação duvidosas”, disse.

Desde o surgimento da doença em África, em Fevereiro de 2020, John Magufuli minimizou a covid-19 na Tanzânia, alegando que o seu país se tinha libertado da pandemia através das orações.

As declarações começaram a ser desacreditadas quando, em Fevereiro, a Tanzânia começou a registar uma vaga de mortes de altas personalidades, supostamente por pneumonia.

Outros artigos do autor