Zimbábue

Ministro da Agricultura morre de covid-19

O ministro da Agricultura do Zimbábue, Perrance Shiri, morreu na quarta-feira vítima da pandemia da covid-19, anunciou nesta quinta-feira, o presidente do país, Emmerson Mnangagwa.

Ministro da Agricultura morre de covid-19
Perrance Shiri morreu aos 65 anos.

"Agora que o ministro Shiri morreu de covid-19, seguiremos as directrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como o funeral deve ser realizado", disse Mnangagwa, em declarações publicadas no portal online Herald.

Segundo as mesmas informações, Shiri morreu na manhã de quarta-feira, depois de se ter isolado após a morte de seu motorista no fim-de-semana passado devido ao novo coronavírus.

No entanto, membros da família do ministro da Agricultura indicaram à comunicação social local que suspeitavam que a morte de Shiri poderia ser o resultado de uma intoxicação alimentar.

Até agora, Perrance Shiri, de 65 anos, é o zimbabueano com o cargo de maior relevo a morrer devido à covid-19, num país com 2.879 casos confirmados e 41 mortes, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

Shiri era oficial da força aérea e ministro das Terras, Agricultura e Reassentamento Rural desde Dezembro de 2017, após a destituição do então presidente Robert Mugabe.

O ministro da Agricultura foi uma figura-chave no derrube de Mugabe, presidente entre 1980 e 2017, e um aliado próximo de Mnangagwa, que na quarta-feira declarou-o um herói.

Este estatuto garantirá ao falecido um funeral com honras militares num santuário especial no centro de Harare.

No entanto, Shiri tem um percurso polémico. Entre 1982 e 1983 foi o comandante da Quinta Brigada, uma unidade especial do Exército formada para reprimir os opositores ao governo, no centro e Oeste do país, numa operação, conhecida como Gukurahundi, em que morreram pelo menos 20.000 civis, segundo organizações dos Direitos Humanos.

Outros artigos do autor