Climatização

Ministério do Ambiente denuncia gás refrigerante adulterado

O Ministério do Ambiente denunciou hoje que a botija com a designação R-404-A de gás refrigerante comercializada no mercado informal está adulterada com a mistura de R-22 (com 92,3%) e R-410-A (com 7,7%).

Ministério do Ambiente denuncia gás refrigerante adulterado
D.R
ANTÓNIO MATIAS, DIRECTOR NACIONAL DAS TECNOLOGIAS

De acordo com o director Nacional de Tecnologias Ambientais e Normalização Ambiental do Ministério do Ambiente, António Matias, a mistura correcta deve ser R-404-A igual a R-125 (com 44%), R-143-A (com 52%) e R-13-A (com 4%).

Em declarações à Angop, responsável referiu que o fluido refrigerante é o responsável pela troca de calor entre o ambiente interno e o externo nos sistemas de climatização e refrigeração com os aparelhos de ar condicionado.

Por esse motivo, a procedência e a qualidade do produto são essenciais para o desempenho dos equipamentos e também para a segurança dos profissionais e usuários.

António Matias prevê, para breve, a realização de uma mega campanha de análises de gases refrigerantes nos mercados, lojas, oficinas e empresas do sector formal e informal de refrigeração e ar condicionado.

 

 

 

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS