Emitidos desde o ano passado

Mais de 11 mil passaportes estão por levantar no SME

São mais de 11.500 passaportes que estão por levantar nos postos de emissão no país e consulados. O Serviço de Migração e Estrangeiros apela aos utentes levantarem os documentos.

Mais de 11 mil passaportes estão por levantar no SME
D.R.
Teresa Silva

Teresa SilvaPorta-voz dos Serviços de Migração e Estrangeiros

Muitos dos utentes até vão buscar o passaporte, mas os cacifos do SME continuam cheios, o que resta é muito.

 

Os passaportes foram emitidos, desde o ano passado, e os donos não os foram levantar “por negligência” ou porque já não estão interessados em viajar”, explicou, à Rádio Essencial, a porta-voz dos Serviços de Migração e Estrangeiros, Teresa Silva.

De acordo com a responsável, muitos dos utentes até vão buscar o passaporte, mas os cacifos do SME continuam cheios, “o que resta é muito”.

O período de crise também influenciou no número de emissão de passaportes diários, que diminuiu cerca de 600 por dia face os mais de dois mil por dia.

Das anomalias registadas nos postos de emissão, Teresa Silva explicou que, no tratamento do passaporte, muitos utentes levam bilhetes de identidade de “origens duvidosas” e, quando são registadas, os passaportes ficam pendentes até que se clarifique. “Se a fraude for detectada, a pessoa é encaminhada ao SIC”, garante a porta-voz do SME.

Em nota, o SME apela ao levantamento dos passaportes nos postos de atendimento onde efectuaram a entrada dos processos. “Os utentes nessa condição devem igualmente aceder ao site www.sme.gov.ao/publicacao/ para consultar a lista”, lê-se no documento.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS