Moçambique

Maior ponte suspensa de África inaugurada amanhã

Maior ponte suspensa de África inaugurada amanhã
Ponte vai permitir ligação entre margens a Norte e a Sul

 

Moçambique vai inaugurar amanhã (10) a maior ponte suspensa de África localizada entre Maputo e Katembe. Trata-se da infra-estrutura estatal mais cara depois da independência de Moçambique.

Com um vão de 700 metros e duas rampas com mais de dois quilómetros cada, a ponte Maputo-Katembe foi feita para permitir a ligação por terra entre as duas margens da baía da capital moçambicana, a Norte e a Sul.

A entrada em funcionamento do empreendimento une por estrada o Sul, centro e Norte de Moçambique, fazendo jus à famosa palavra de ordem “do Rovuma ao Maputo”, oficialmente usada para reafirmar a demarcação e a indivisibilidade do território nacional, através dos seus extremos Norte e Sul.

A construção envolveu 3.800 operários locais e 450 trabalhadores chineses, bem como 50 engenheiros e consultores de países como Alemanha, Inglaterra, Rússia e Grécia.

O projecto da ponte passou igualmente pela construção de 180 quilómetros de estrada ligando a Katembe à Ponta de Ouro, a cerca de 100 quilómetros, na fronteira com a África do Sul.

A rodovia reduziu para metade o tempo percorrido entre a capital do país e a zona onde se situa a Reserva Especial de Maputo e que acolhe estâncias balneares com grande potencial para o turismo.

A ponte poderá igualmente dar ‘asas’ ao sonho de uma expansão ordenada da já congestionada capital moçambicana, uma vez que o ganho de tempo e de segurança na travessia poderá atrair o desenvolvimento do sector imobiliário na margem sul da baía de Maputo.

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS