Em 2020

João Lourenço satisfeito com crescimento de 5% do sector agrícola

O Presidente regozijou-se esta quarta-feira, pelo crescimento positivo de cerca de 5% do sector da agricultura, apesar de Angola ter registado, em 2020, resultados globais negativos.

João Lourenço satisfeito com crescimento de 5% do sector agrícola
D.R
João Lourenço, presidente da República.

João Lourenço, que discursava na 44.ª sessão do Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento (FIDA), frisou ainda que as importações de bens alimentares no país conheceram também no ano passado uma redução de 24%, “o que é um sinal de que a produção nacional começa a ganhar espaço e a substituir os produtos que antes eram importados”.

Segundo o Presidente, mesmo com os constrangimentos causados pela pandemia da covid-19, o executivo continua a desenvolver as iniciativas no sentido de aumentar os investimentos na agricultura.

Programas e projetos de extensão rural e de financiamento de concessão aos operadores rurais e do agronegócio têm sido desenvolvidos, com taxas de juros bonificadas a empréstimos concedidos ao setor privado, destacou João Lourenço.

O chefe de Estado realçou o apoio de parceiros externos, tais como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a União Europeia, entre outros, no aumento da resiliência e autonomia do país, atingindo os objectivos da luta contra a pobreza e aumento da segurança alimentar e nutricional.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS