Mais de duas mil casas a venda

Inscrições para casas no Zango 5 começam a 27 deste mês

As inscrições para venda livre de habitação na centralidade do Zango 5, em Luanda, começam a 27 deste mês, no portal www.imocandidaturas.co.ao, anunciou hoje, em conferência de imprensa, o secretário de Estado para Habitação, Joaquim Silvestre.

Inscrições para casas no Zango 5 começam a 27 deste mês
D.R

O responsável, que falava no acto do lançamento do ‘Portal de venda livre de habitação na centralidade do Zango 5, em Luanda’, disse que já foram comercializadas as habitações destinadas a dois dos três grupos de clientes alvo; Função Pública correspondente a 40%, grandes empresas públicas e privadas que correspondem os 30%.

Denominada ‘Venda Livre’ as casas que vão ser comercializadas com o lançamento deste portal e poderão ainda ter acesso a estes projectos habitacionais, os reformados e pensionistas, cujos rendimentos sejam compatíveis com o valor das prestações ou rendas mensais das habitações a que se candidatam.  

Para esse efeito, a taxa de esforço máxima considerada para avaliar a capacidade de pagar as prestações e rendas mensais é de 40% do respectivo salário ou outra forma de rendimento mensal.

A avaliação dessa capacidade é feita através da declaração de salário e/ou rendimento do casal. 

“Só serão elegíveis ao arrendamento, os cidadãos cujo salário ou rendimento familiar seja inferior ao rendimento mínimo requerido para compra de habitação.   

Responsabilidades contratuais

O Contrato Promessa de Compra e venda Sob Propriedade Resolúvel será da responsabilidade do Fundo de Fomento Habitacional (FFH).

O Contrato de Arrendamento e o Contrato Promessa de Compra e Venda (Pronto Pagamento), serão da responsabilidade do Instituto Nacional da Habitação (INH).

Tratamento das candidaturas

Após o encerramento das candidaturas via portal será realizado um sorteio de entre todas as candidaturas submetidas e aceites no limite das unidades habitacionais disponíveis;

O sorteio será público, oportunamente anunciado e realizado até 15 dias após o encerramento das candidaturas, promovido por uma entidade independente credenciada pelo Instituto de Supervisão de Jogos.

Os candidatos que tenham sido sorteados serão notificados por via SMS e/ou e-mail para preparação das condições de realização da entrevista, assinatura do contrato, pagamento da primeira prestação e recepção da casa. 

A previsão de conclusão de todo este processo para as unidades habitacionais consideradas é de 60 a 90 dias. 

As habitações são destinadas a cidadãos de nacionalidade angolana com mais de 18 anos, que não tenham antes arrendado ou comprado casa ao Estado e cujos salários ou rendimentos sejam compatíveis com o preço da tipologia a que se candidatam. 

O Zango 5, inaugurado a 19 de Dezembro último, é um projecto habitacional com 7.964 moradias.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS