Malanje

IDF pretende arborizar municípios

O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) anunciou hoje, quinta-feira, a criação de um plano de arborização das vilas municipais e bairros, para contribuir na melhoria do meio ambiente.

IDF pretende arborizar municípios
D.R.

O IDF vai desenvolver acções de esclarecimento junto da classe empresarial sobre os requisitos necessários para a exploração florestal, que deve ser sustentável, através da plantação de novas árvores.

Para tal, o instituto dispõe de um viveiro de multiplicação de mudas diversas, com realce para o eucalipto, para a posterior criação de pequenos polígonos florestais nos municípios que até então careciam de um plano do género, com excepção de Malanje, que conta com o polígono florestal de Matadi-ya-Nginga.

O polígono, que ocupa uma área de seis mil hectares, desde a recuperação, em 2011, foi repovoado com 80 mil eucaliptos, numa extensão de 90 hectares, através de um projecto orçado em mais de 80 milhões de kwanzas.

Em declarações à Angop, o chefe do departamento do IDF, Afonso Maquexa, encorajou os empresários a apostarem no sector madeireiro a fim de se criarem mais postos de trabalho, uma vez que a província dispõe apenas de uma empresa de exploração de madeira, número "irrisório" atendendo que a região possui um vasto potencial florestal por se explorar.

O IDF vai desenvolver acções de esclarecimento junto da classe empresarial sobre os requisitos necessários para a exploração florestal, que deve ser sustentável, através da plantação de novas árvores, em substituição das abatidas, conforme determinam os instrumentos legais que regulam esta actividade.

Quanto aos explorados de carvão para fins lucrativos, o interlocutor reiterou a necessidade de estarem licenciados e pagarem os respectivos impostos ao Estado, sob pena de incorrem em infracções.

O IDF é um órgão tutelado pelo Ministério da Agricultura e Florestas e está representado nas 18 províncias.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS