Para impulsionar a aceleração de rede 5G

Huawei apresenta Key Architecture Index “KAI”

A Huawei realizou uma conferência IP, via online, com os parceiros da indústria, para apresentar o KeyArchitectureIndex (KAI) e compartilhar as suas aplicações. O tema da conferência foi ‘Liderando redes IP inteligentes, acelerando a conectividade inteligente’, o evento estava enquadrado dentro do festival de AfricaCom realizado em Novembro último.

Huawei apresenta Key Architecture Index “KAI”
D.R

No ambiente da operadora, a rede IP permite a convergência fixo-móvel, a evolução da rede, a mudança para multisserviços e a era da nuvem.

No momento, um desafio enfrentado pela maioria das redes IP (protocolo de internet) é a complexidade desnecessária, devido à falta de padronização da arquitetura IP. A maioria das redes foi construída sem previsão adequada, e as redes de próxima geração, sejam elas 3G, 4G ou 5G, foram construídas sobre as redes existentes. Isso criou complexidades de rede em torno da falta de visibilidade, gerenciamento e controlo.

“Temos de simplificar de vez as nossas redes enquanto mudamos para redes autónomas e inteligentes”, disse Samuel Chen, diretor do departamento de vendas de soluções e marketing da Huawei Região África Austral na conferência.

A arquitectura KAI aborda especificamente os desafios da complexidade, permitindo redes prontas para o futuro com fácil integração, visibilidade, gerenciamento e controlo, medindo cinco dimensões da rede de transporte. Os índices do modelo KAI são Congestion Free, Scalability, Simplification, Always-on e Intelligence. Cada dimensão é avaliada através da camada óptica, IP e gerenciador / controlador / analisador.

“O modelo KAI ajuda a medir os resultados a um nível aceitável em todo o nosso portfólio de ofertas para que possamos realizar uma abordagem baseada em nuvem para monitorar a arquitectura”, frisou HughUjhazy, vice-presidente IOT e Telecom na IDC.

ZoltanMiklos, gerente geral de planejamento de rede da MTN da África do Sul, fez uma apresentação na conferência destacando a rede de transmissão IP livre de congestionamento com melhor experiência, que seria o resultado directo de seguir um modelo arquitectónico. Ele enfatizou que era fundamental construir redes tendo em mente a experiência do cliente.  “A experiência do usuário não está apenas relacionada à rede sem fio, mas a todos os aspectos que fazem parte da cadeia de serviços – do cliente ao núcleo da rede”, reforçou ele. 

Segundo Miklos, a MTN está a trabalhar arduamente para melhorar a arquitectura da rede e está a alcançar excelentes taxas de perda de pacotes de menos de 10-4 em toda a sua rede. As contínuas conquistas P3 best-in-test que a MTN obteve são um testemunho disso, afirmou. 

Um relatório, intitulado Transport Network ArchitectureIndex in 5G and Cloud Era publicado pela empresa de inteligência industrial IDC este ano, encorajou muitas operadoras em todo o mundo a mover a sua rede em direcção ao modelo de índice KAI, procurando preparar a sua arquitetura de rede para o futuro.

Tony Hu, vice-presidente de Linha de Produtos de Comunicação de Dados da Huawei, disse que uma abordagem passo a passo era a maneira certa para os clientes adoptarem essa evolução para o modelo arquitectónico KAI. “Precisamos de pensar não apenas como camadas de caixa. Precisamos de pensar sobre as camadas do sistema, as camadas da arquitectura”, disse Hu. “Precisamos de repensar como os serviços serão executados em futuras redes IP e como evoluir nossas redes actuais para o futuro.”

De acordo com ele, as que as redes IP podem evoluir avaliando a rede actual em relação às cinco dimensões KAI. A pontuação KAI obtida poderia então ajudar a operadora a definir a rede de destino e as medidas correctivas necessárias a serem tomadas para lá chegar. 

O modelo KAI mede as cinco dimensões de uma rede da seguinte maneira:  

Congestion Free: Taxa de fibrização, 10G / 25G para o local, taxa de convergência, divisão de rede.

Simplified: SRv6/EVPN, Precise Clock Sync (G.8275.1). 

Scalable: Capacidade de IP, convergência de rede fixa + móvel + corporativa, separação de plano de controlo e usuário (BNG).

AlwaysOn: Topologia - Anel e malha, desacoplamento de rede e serviço, protecção - IP FRR / TI-LFA, IP + sinergia óptica.

Intelligent: Provisionamento automático, visualização em GIS e topologia lógica, recuperação de problemas (nível de minutos), manutenção preditiva e proactiva, FullStack AI.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS