Mas ciente das dificuldades

Governo atento ao apelo para regresso às aulas

O Governo manifestou-se hoje "sensível" às orientações do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a reabertura das escolas em África, mas também está consciente das condições de biossegurança deficitárias nas instituições de educação do país.

Governo atento ao apelo para regresso às aulas
D.R
Carolina Cerqueira, ministra de Estado para Acção Social

A posição foi expressa pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, no final de uma visita que efetuou ao Hospital Pediátrico David Bernardino de Luanda.

Carolina Cerqueira frisou que o Governo está a auscultar os parceiros sociais sobre essa matéria do regresso às aulas, suspensas em Angola desde Março passado devido à pandemia da covid-19, que já causou no país 93 mortes em um total de 2.044 casos.

Segundo Carolina Cerqueira, está a ser realizado um levantamento sobre as vantagens e desvantagens da reabertura das escolas, numa fase marcada pelo aumento de casos de infecção com o novo coronavírus.

"Nós estamos atentos aos apelos a nível internacional do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, da necessidade de pôr as crianças na escola para preservar o futuro delas e não atrofiar a formação das crianças", referiu.

A governante sublinhou que o Governo está consciente de que a criança em casa está mais sujeita à violência, às violações, aos maus tratos.

"Mas também estamos conscientes de que as crianças são mais vulneráveis a serem contaminadas, por serem crianças, por muitas vezes viverem em zonas periféricas sem água, sem biossegurança, sem adultos, que vão para a rua para o sector informal, e as crianças ficam abandonadas. As escolas ainda não têm as melhores condições", admitiu Carolina Cerqueira.

A ministra garantiu que brevemente será conhecido o trabalho de auscultação com as escolas, encarregados de educação, parceiros sociais e igrejas.

"E certamente que as medidas mais conscientes vão ser tomadas e não vão defraudar as expectativas das famílias e a segurança das crianças. Vamos devagar e bem", frisou.

Outros artigos do autor