Redução dos subsídios

Ajustadas tarifas dos transportes públicos

O Executivo vai ajustar as tarifas para os transportes ferroviários, rodoviários e marítimos, cujos valores vão situar-se entre 50 e 150 kwanzas/por passageiro, anunciou o secretário de Estado dos Transportes para Aviação Civil, António da Cruz Lima.

Ajustadas tarifas dos transportes públicos
Mário Mujetes
Passageiros na fila na paragem do São Paulo, em Luanda.
António da  Lima

António da Lima Secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário

Estão isentos do tarifário, estudantes, crianças, antigos combatentes e veteranos da pátria, assim como idosos.

O Decreto tem em conta a sustentabilidade económica do sector de transportes e a redução dos subsídios operacionais e de preços.

Isenção para antigos combatentes e estudantes

Segundo o secretário de Estado, ficam isentos do tarifário, estudantes, crianças, antigos combatentes e veteranos da pátria, assim como idosos.

“Estas tarifas vêm dentro de um instrumento de suporte de acesso que é o passe, que constitui a materialização do abono multimodal de transportes, subsidiado pelo Orçamento Geral do Estado", explicou.

Cruz Lima sublinhou que a actual tarifa não cobre os custos operacionais das empresas, mas também o Estado não pode passar os custos todos à população.

“Estamos, então, num sistema de partilha de encargos em que o Governo subsidia uma parte significativa da tarifa, e em especial, para uma franja identificada da população”, enfatizou.

Neste momento, de acordo com António da Cruz Lima, o Executivo espera pelo lançamento de 400 novosautocarros  e aguarda a chegada de outros, que já foram encomendados.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS