De 28 a 30 deste mês

Fórum sobre clima junta especialistas da SADC em Luanda

Especialistas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), ligados à previsão do tempo, vão analisar e projectar o comportamento climático a nível desta região do continente, durante o fórum anual, a realizar-se em Luanda, de 28 a 30 deste mês.

Fórum sobre clima junta especialistas da SADC em Luanda
DR
Evento visa elaborar a previsão para toda a região austral

A decorrer sob o lema ‘compreender o Sistema Terrestre para construir Resiliência contra os Eventos extremos recorrentes na região da SADC’, este 23.º Fórum Regional do Clima da África Austral (SARCOF-23) está a ser precedido de um fórum técnico (PRE-SARCOF), iniciado na segunda-feira (19).

O evento visa obter consenso na análise dos resultados e elaborar a previsão para toda a região austral de uma forma geral, sendo posteriormente refinada pelos especialistas a nível dos respectivos países.

O mesmo culminará com a elaboração da previsão Sazonal para o período reservado a época chuvosa com maior incidência no período entre Outubro e Abril, nos países que constituem o bloco da África Austral, incluindo Angola, que regista seca na parte sul desde Setembro de 2018.

O SARCOF - Fórum Regional do Clima da África Austral, realizado pelo Centro Climático da África Austral - junta todos os anos técnicos de Angola, África do Sul, Botsuana, República Democrática do Congo (RDC), Camarões, ESwatini (antiga Swazilândia), Lesotho e Madagáscar.

Especialistas do Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue também participam desta reunião temática da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

 

 

Outros artigos do autor