Malanje

Projectos agrícolas vão receber 480 mil dólares

Um pacote de 480 mil dólares está disponível para financiar projectos ligados ao fomento da agricultura familiar e à cadeia de produção do milho, da batata-doce e mandioca no município de Cacuso, em Malanje.

Projectos agrícolas vão receber 480 mil dólares
D.R.

O número de projectos a serem contemplados dependerá da viabilidade de cada um.

 

A informação foi avançada esta terça-feira pelo chefe do departamento doFundo de Apoio Social (Fas) em Malanje, Gomes Golambole, durante a primeira Conferência Municipal sobre Desenvolvimento Comunitário na Perspectiva dos Adecos (Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), inserida nas comemorações do 66.º aniversário daquele município, a assinalar-se a 14 do próximo mês.

Segundo o responsável, o projecto será implementado durante o próximo ano, sendo que, para já, está em curso o levantamento dos projectos a serem financiados.

O número de projectos a serem contemplados dependerá da viabilidade de cada um.

O responsável adiantou que o FAS está a desenvolver também, na comuna de Xandel, município do Quela, um projecto denominado 'Aldeia auto-sustentável', cuja implementação está a cargo da Adra (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente), na qualidade de subcontratada, tendo em conta a sua vasta experiência nas questões ligadas às comunidades.

O projecto, enquadrado no âmbito do PDL (Plano de Desenvolvimento Local), está orçado em 30 milhões de kwanzas e prevê, para além da aldeia, a construção de infra-estruturas sociais, como salas de aula e unidades sanitárias, para beneficiar 110 famílias que residem em aldeias dispersas e em condições precárias.

O vice-governador de Malanje para o sector político, económico e social, Domingos Eduardo, sublinhou a importância dos Adecos no processo de transformação social e desenvolvimento sustentável das famílias, tendo solicitado o reforço das acções com vista a reduzir cada vez mais os níveis de malária que ainda assolam as comunidades.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS