Moxico

Famílias carenciadas recebem ajuda financeira

Pelo menos duas 2.069 crianças menores de cinco anos 1.104 famílias carenciadas dos municípios do Moxico e Camanongue vão beneficiar de valores monetários, no âmbito do Programa de Transferências Monetárias Sociais (TMS).

Famílias carenciadas recebem ajuda financeira
D.R.

O programa, avaliado em 32 milhões de euros, foi financiado pela União Europeia, com apoio técnico do UNICEF.

O projecto foi apresentado esta quarta-feira, na regedoria de Chitali, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.

A governante informou, na ocasião, que o projecto vai atingir 25 aldeias nos dois municípios do Moxico e visa melhorar o bem-estar das crianças e das familias através da cedência de valores monetários.

A transacção será efectuada trimestralmente por meio de seis pontos criados nas localidades pelo banco Sol. Conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e vai abranger até três crianças por família, com um valor de nove mil kwanzas cada uma.

A ministra sublinhou que os valores a atribuir devem ser usados na compra de produtos que contribuam para uma alimentação saudável, aquisição de material para higiene como sabão e lixívia, aceder aos serviços de saúde, educação e investir na actividade agrícola e comercial.

O representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em Angola, Abubacar Sultan, augurou a melhoria da vida social e económica das famílias carenciadas.

Já o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, enalteceu o projecto, notando que o mesmo vai mudar a condição social das famílias escolhidas.

Lançado no Bié a 23 deste mes, o projecto prevê beneficiar, até 2020, um total de 14 mil famílias do Chinguar e Catabola (Bié), Lucusse e Camanongue (Moxico), Damba e Uíge (sede).

O programa, avaliado em 32 milhões de euros, foi financiado pela União Europeia, com apoio técnico do UNICEF.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS