País dispõe apenas de 11 doutoramentos

Falta de quadros qualificados ‘condiciona’ novas pós-graduações

Apesar de perto de 50 instituições de ensino superior (IES), entre públicas e privadas, das 72 existentes em todo o país, já leccionarem pós-graduações, o Governo admite serem ainda “insuficientes” os cursos a este nível, “devido à necessidade de quadros especializados diferenciados e com a qualificação necessária”.

Falta de quadros qualificados ‘condiciona’ novas pós-graduações
Santos Samuesseca
O país tem 72 IES legalizadas e autorizadas.
Eugénio Silva

Eugénio SilvaSecretário de Estado para o Ensino Superior

Angola conta com 150 pós-graduações, 11 das quais são doutoramentos, mas o Governo defende a necessidade de garantir que a oferta de cursos tenha todos os elementos.

A posição foi assumida pelo director Nacional para a Formação Pós-graduação do Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (Mescti), na abertura do ‘workshop’ de orientação metodológica para a elaboração dos cursos de pós-graduação, realizada ontem, em Luanda.

De acordo com Emanuel Catumbela, o país conta, para já, com 150 pós-graduações, 11 das quais doutoramentos, mas defende a necessidade de garantir que a oferta de cursos tenha todos os elementos, incluindo a provisão de orientadores.

Para o responsável, a inversão desse quadro passa por se criarem condições para que as IES, ao solicitarem a criação pós-graduações, apresentem propostas de acordo com o estabelecido por lei, esclarecendo que um projecto de formação em pós-graduação não pode ser feito de um momento para o outro, por conter elementos de aprovação e autorização para a entrada em funcionamento, o que, para si, “não se consegue em menos de quatros anos”.

A criação pós-graduação, segundo o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, é uma prerrogativa das universidades, academias e institutos superiores, pelo que, no âmbito da reorganização das IES públicas, entre escolas superiores técnicas ou politécnicas, poderá haver outra condição que lhes permita criar as pós-graduações.

Outros artigos do autor