Lunda-Sul

Ex-governador detido por suspeita de peculato

O ex-governador da Lunda-Sul foi constituído arguido e detido na quarta-feira por suspeitas das práticas de peculato e associação criminosa, entre outros crimes, quando exercia funções no governo do Kuando-Kubango, informaram as autoridades judiciais.

Ex-governador detido por suspeita de peculato

Segundo um comunicado da Procuradoria-Geral da República, Ernesto Kiteculo foi constituído arguido por suspeitas de crimes de peculato, associação criminosa, tráfico de influências, participação económica em negócio, recebimento indevido de vantagem, violação das regras de execução do plano e orçamento e abuso de poder, na altura em que era vice-governador para a área económica e social do governo do Kuando-Kubango.

Após ser interrogado, Ernesto Kiteculo ficou em prisão preventiva na cadeia de Viana, em Luanda.

Segundo a Angop, Ernesto Kiteculo, que nasceu a 15 de agosto de 1961, na Kibala, no Kwanza-Sul, é licenciado em Direito, mestre em Gestão de Mercados Financeiros e Monetários.

Foi chefe do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e, até à nomeação para o governo da Lunda-Sul, em Outubro de 2017, exerceu o cargo de vice-governador para o setor económico e produtivo do Kuando-Kubango.

Foi demitido do governo da Lunda-Sul em Setembro de 2018.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS