Para aquisição de material de biossegurança

EUA apoiam Angola com mais de 3,5 milhões USD

Os Estados Unidos da América vão apoiar Angola com mais de 3,5 milhões de dólares destinados à resposta do Governo à pandemia da covid-19, anunciou nesta terça-feira, a embaixadora norte-americana em Luanda.

EUA apoiam Angola com mais de 3,5 milhões USD
D.R

Numa nota, enviada pela embaixada norte-americana, Nina Maria Fite refere que “com um investimento anual de mais de 30 milhões de dólares para apoio ao sector da saúde de Angola”, a administração dos EUA já estava comprometido com a saúde dos angolanos muito antes da doença.

A contribuição inicial de três milhões de dólares do Centro de Controlo de Doenças (CDC) será usada para apoiar o Governo de Angola na aquisição de equipamentos de laboratório e biossegurança, incluindo reagentes para testes, maximizar as actividades de vigilância da covid-19, garantir a segurança dos profissionais de saúde, atenuar a propagação da doença nas instalações de saúde e reforçar as estruturas de operações de emergência.

Desde o início de Janeiro de 2020, o CDC tem apoiado um contingente de cerca de 30 técnicos especialistas baseados em Angola para apoiar o país na preparação e resposta à pandemia.

Por outro lado, a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) disponibilizou 570 mil dólares para limitar as transmissões de pessoa-para-pessoa, prevenir e controlar as infecções nas principais instalações de saúde, comunicar informações sobre riscos críticos e ajudar a fornecer água e saneamento básico. A USAID também disponibilizou 500 mil dólares para apoiar a aquisição de medicamentos e outros produtos de saúde como parte da resposta à covid-19.

Angola regista até ao momento 45 casos de infecção pelo novo coronavírus.

 

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS