Caminho-de-ferro de Moçâmedes

Retomada a circulação de comboio misto Matala-Menongue

O Caminho-de-ferro de Moçâmedes retomou, esta quarta-feira, as operações de transporte de carga e passageiros no percurso Matala-Menongue e vice-versa, numa extensão de 322 quilómetros.

Retomada a circulação de comboio misto Matala-Menongue
D.R.

 

O transporte de passageiros tinha sido suspensa devido ao rompimento de uma das passagens hidráulicas do ramal, resultando no desabamento de terra, às seis horas de sábado (28 de Dezembro de 2019), na localidade de Olivença (Chibia), no troço Lubango/Menongue.

Os comboios do troço Lubango/Menongue transportam diariamente perto de 700 passageiros.  

Com a interrupção das operações, nos últimos sete dias, o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) perdeu 10 milhões e 902 mil kwanzas.

Os comboios do troço Lubango/Menongue transportam diariamente perto de 700 passageiros.  

A obra de reabilitação e modernização do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM), iniciada em 2006 e a cargo de uma empresa construtora Chinesa, foi concluída e entregue em 2015.

Em quase 10 anos, foram construídas 56 estações num percurso de mais de 800 quilómetros, do Namibe ao Kuando-Kubango, atravessando a Huíla, sendo três especiais - a do Saco Mar (Namibe), Lubango (Huíla) e Menongue (Kuando-Kubango) - e outras sete de primeira classe - do Namibe, Bibala, Quipungo, Matala, Dongo e Jamba.

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