De acordo com APA

Escolas sem condições para reiniciar aulas no ensino primário

O presidente da Associação dos Professores Angolanos (APA) disse hoje não existirem condições para o reinício das aulas em Luanda, sobretudo no primeiro ciclo do ensino primário, devido à covid-19, considerando que "talvez" seja possível no segundo ciclo.

Escolas sem condições para reiniciar aulas no ensino primário
D.R

Inácio Gonga, que falava durante o ‘Encontro de Reflexão sobre o Direito à Educação e Formação em Contexto da covid-19’, assegurou que os docentes estão preparados para os desafios impostos pela covid-19.

Mas, observou, “apenas clamam para que se dê atenção às situações prementes que têm a ver com a pandemia”.

Para o líder da APA, o reinício das aulas em Angola, suspensas em Março por força do novo coronavírus, causador da covid-19, “deve ser bastante ponderado”, particularmente na componente de recursos humanos e materiais à disposição das instituições escolares do país.

Segundo o responsável, em Luanda, foco da pandemia no país, não existem condições de biossegurança nas escolas para o reinício das aulas no primeiro ciclo do ensino primário, com muitas escolas ainda sem água e material de protecção individual.

“Olhando para Luanda, podemos afirmar, sem receios de errar, que qualquer reinício que vier a ser tomado, talvez para o segundo ciclo, mas para o primeiro ciclo do ensino primário ainda estamos muito longe”, frisou.

Em Luanda, acrescentou, existe carência de água, de material de biossegurança e de recursos humanos nas escolas primárias.

As aulas no ensino geral e universitário foram suspensas em Março, antes do Presidente João Lourenço, decretar o estado de emergência, que decorreu entre 27 de Março e 25 de Maio, visando conter a propagação da covid-19.

De acordo ainda com o presidente da APA, as decisões para o reinício das aulas devem ser tomadas “em função da realidade angolana”, pelo que, notou, o excesso de alunos, as casas de banho, o pessoal de apoio e tudo isso deverá ser ponderado por quem decide”.

Debater as implicações da covid-19 na educação e formação das crianças e jovens em Angola foi o propósito do encontro, promovido pelo Ministério da Educação, que juntou actores públicos e privados do sistema de ensino e aprendizagem.

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