Pertencentes a 58 famílias, no Kwanza-Norte

Elefantes destroem várias lavras

Várias lavras, pertencentes a, pelo menos, 58 famílias, foram destruídas por elefantes, em Cambondo, no município do Golungo-Alto, no Kwanza-Norte.

Elefantes destroem várias lavras
D.R.

Os herbívoros deambulam pela província à procura de água e de alimentos e estão a abandonar, aos poucos, o seu habitat.

Os herbívoros, que deambulam à procura de água e de alimentos, estão a abandonar o seu habitat e, como consequência, por onde passam consomem tudo o que encontram.

Para contrapor a situação, técnicos do Ministério do Ambiente deslocaram-se às referidas zonas e estão a colocar colmeias artificiais para que as abelhas afugentem os elefantes.

Segundo os técnicos, em declarações ao ‘Jornal de Angola’, o único animal que os elefantes temem são as abelhas, por isso decidiram colocar 35 colmeias para livrar a zona dos gigantes.

Para o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Ilson António, a escassez da água dos rios intermitentes, sobretudo nesta época seca, agudiza o conflito entre os elefantes e o homem.

Segundo o responsável, no Kwanza-Norte, os elefantes estão, igualmente, a destruir as lavras em Ngonguembo, Ambaca, Bolongongo e Kikulungo. “Para além da colocação das colmeias, com o intuito de afugentar elefantes, também se obtém mel para o consumo das populações, assim como um produto de protecção labial e cera para o fabrico de velas e outros fins”, adiantou.

O governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, foi ver os campos devastados pelos animais e mostrou-se preocupado, tendo enaltecido o projecto que está a ser implementado pelo Ministério do Ambiente, a colocação de colmeias artificiais para afugentar os elefantes das zonas de cultivo.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS