República Democrática do Congo

Ébola alastra-se ao Kivu Sul

Foram registados dois casos confirmados em Kivu Sul, tendo um dos pacientes morrido. A República Democrática do Congo registou 257 novas infecções pelo vírus do Ébola nas últimas três semanas.

Ébola alastra-se ao Kivu Sul
D.R.

A epidemia de Ébola, que está localizada nas províncias de Kivu Norte e Ituri (Leste e Nordeste da RDC), mantém, segundo a OMS, a intensidade de transmissão com uma média de 86 novos casos por semana nas últimas seis semanas.

A epidemia de Ébola estendeu-se a uma terceira província da República Democrática do Congo (RDC), com dois casos confirmados em Kivu Sul, tendo um dos pacientes morrido, anunciaram as autoridades locais e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Dois casos positivos de Ébola foram confirmados durante a noite de 15 de Agosto no Kivu Sul, na região de Mwenga”, disse o governo local à agência France-Presse, precisando que uma vítima com 26 anos morreu e uma das suas crianças foi identificada positivamente, estando viva e a receber cuidados médicos.

A RDC registou 257 novas infecções pelo vírus do Ébola nas últimas três semanas, elevando para mais de 2.780 o número de casos e para 1.867 as mortes ligadas à doença, de acordo com os mais recentes dados, da semana passada, da OMS.

De acordo com estes números divulgados pela OMS na semana passada, entre 17 de Julho e 6 de Agosto foram registados 257 novos casos em 16 zonas de saúde, com a maioria a serem registados nas zonas de Beni (119) e Mandima (58). De acordo com a OMS, não houve registo de novos casos em Goma, uma cidade de dois milhões de habitantes, próxima da fronteira com o Ruanda, onde a 14 de Julho foi registado o primeiro caso confirmado de Ébola.

As autoridades continuam a registar novas infeções entre o pessoal dos serviços de saúde, com 14 casos confirmados naquele período. Os novos casos elevaram para 149 o número de trabalhadores dos serviços de saúde infetados.

Até 6 de Agosto, o número acumulado de casos registados no país era de 2.781, incluindo 2.687 confirmados e 94 prováveis, dos quais 1.866 se revelaram fatais, elevando para 67 por cento a taxa de mortalidade da doença.Do total de casos, 56 por cento (1.572) eram mulheres e 28 por cento (791) crianças e jovens com menos de 18 anos.

A epidemia de Ébola, que está localizada nas províncias de Kivu Norte e Ituri (Leste e Nordeste da RDC), mantém, segundo a OMS, a intensidade de transmissão com uma média de 86 novos casos por semana nas últimas seis semanas.

Actualmente, não há casos confirmados fora da RDC. Desde que a epidemia do vírus foi declarada no país, já foram vacinadas 181.389 pessoas. A Organização Mundial de Saúde declarou no dia 17 de julho o estado de emergência internacional na RDC devido ao Ébola.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS