Contra covid-19

Dinamarca desenvolve 'passaporte' digital de vacinação

A Dinamarca está a desenvolver um 'passaporte' digital de vacinação para quem já foi imunizado contra a covid-19, numa medida que pretende facilitar as viagens durante a pandemia tendo em conta que os países deverão começar a pedir esse comprovativo.

Dinamarca desenvolve
D.R

"É esperado que outros países comecem a requerer a documentação de vacinação aquando da entrada no seu território. É aí que o passaporte de vacinação dinamarquês será utilizado", explicou o ministério de Saúde dinamarquês em declarações ao jornal  New York Post.

O passaporte digital de vacinação deverá ficar disponível nos primeiros meses deste ano através da página do ministério da saúde dinamarquês. Ainda sem mais informação sobre se poderá ser criada um aplicativo digital para o efeito.

A Organização Mundial de Saúde já tinha dito no ano passado estar a trabalhar num certificado electrónico de vacinação ou uma versão digital do boletim de vacinação usado em vários países.

No entanto, o ministério sublinhou a necessidade de investigar mais sobre a transmissibilidade do vírus após a imunização e quanto tempo duram as vacinas em efeito antes de ser necessária uma nova dose.

A Dinamarca começou a vacinar os idosos e os profissionais de saúde no final de Dezembro e já administrou vacinas, até então, a cerca de 1% da população, ficando à frente da maioria dos países europeus. O país tem, de momento, mais de 181 mil casos e 1.570 mortes a registar.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS