Moçambique

Desabamento de mina provoca quatro mortos

Pelo menos quatro garimpeiros morreram soterrados numa mina artesanal de ouro, após desabamento, numa zona de intensa actividade mineira no povoado de Nhamacuio, em Manica, centro de Moçambique, informou hoje, 18, à Lusa.

Desabamento de mina provoca quatro mortos
DR
Os jovens trabalhavam em "condições extremamente perigosas"

Três jovens e um adulto foram surpreendidos na sexta-feira por um desabamento de terra num túnel através do qual extraíam ouro em "condições extremamente perigosas", devido à humidade dos solos, provocada pelas chuvas fortes, disse Rosa Bias, administradora do distrito de Sussundenga.

"Eles estavam a fazer o seu trabalho de garimpo e, de repente, aqueles solos desabaram enquanto eles estavam lá em baixo", explicou que uma equipa de resgate recuperou os quatro corpos, que estavam no interior da mina.

O grupo fazia parte de uma associação mineira que tinha interrompido as suas actividades nos últimos dias na sequência de chuvas fortes.

Contudo, as vítimas ignoraram os avisos da associação que, como medida de segurança, já tinha confiscado o material de trabalho de todos os garimpeiros associados. "Eles compraram novo material e introduziram-se na mina para extrair ouro", precisou Rosa Bias.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS