Ministério dos Transportes procura quer relançar o projecto BRT

Crise ‘trava’ autocarros rápidos em Luanda

Crise ‘trava’ autocarros rápidos em Luanda
Mário Mujetes
Jorge Bengue, director do Instituto Nacional dos Transportes

O Ministério dos Transportes está à procura de novo financiamento para retomar as obras e seguir com a segunda fase de construção. O projecto prevê, como rotas principais, as zonas do Estádio ‘11 de Novembro’ e o Campus Universitário até à Estalagem, em Luanda.

O Governo suspendeu a implementação do projecto ‘Bus Rapid Transit’(BRT) devido a dificuldades financeiras, revelou durante a primeira conferencia internacional sobre mobilidade o director do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários, Jorge Bengue. A “interrupção” do projecto, no primeiro trimestre de 2017, foi provocado pelo processo judicial ‘Lava Jato’, no Brasil, que envolve a construtora ‘Odebrecht’-

O Ministério dos Transportes está à procura de novo financiamento para retomar as obras e seguir com a segunda fase de construção. O projecto prevê, como rotas principais, as zonas do Estádio ‘11 de Novembro’ e o Campus Universitário até à Estalagem, em Luanda. Os responsáveis do Ministério dos Transportes entendem que há necessidade de se implementar o projecto que “trará mais-valia no movimento rodoviário em Luanda, rapidez que este meio de transporte representa no embarque e desembarque de passageiros”.

O projecto BRT foi lançado, em Outubro de 2015, pelo então ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, que continua detido, acusado de diversos crimes, entre eles o de peculato.

No projecto BRT está previsto possuir 240 autocarros, entre 90 articulados, 50 bi-articulados e 100 ‘standards’, que terão uma capacidade para transportar cinco mil passageiros por dia, com 24 paragens numa via exclusiva de 53 quilómetros de extensão, divididos em dois corredores. O primeiro vai ligar o bairro Estalagem, em Viana, ao estádio ‘11 de Novembro’, no Belas, enquanto o segundo ligará a avenida ‘Deolinda Rodrigues’ ao estádio

‘11 de Novembro’, prevê transportar 200 mil passageiros por dia. As obras estavam avaliadas em 202 milhões de dólares.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS