Na Lunda-Norte

Chuva desaloja mais de 500 famílias

As fortes chuvas que caíram na Lunda-Norte, nos últimos meses, deixaram desalojadas cerca de 548 famílias, em consequência da destruição das suas residências.

Chuva desaloja mais de 500 famílias
D.R

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à imprensa, na cidade do Dundo, pelo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) da Lunda-Norte, Venâncio Eduardo, quando fazia o balanço das actividades realizadas recentemente pela corporação.

Venâncio Eduardo disse que as chuvas destruíram residências nos municípios de Chitato, Cambulo, Lucapa, Cuango, Lubalo, Caungula, Capenda Camulemba, Xá-Muteba e Cuilo, sendo que as vítimas já estão a receber apoio do governo local, como chapas de zinco, alimentação, roupa, utensílios de cozinha, entre outros bens.

De acordo com o comandante o Governo da Lunda-Norte está a trabalhar para retirar de zonas consideradas de risco 54 famílias, no sentido de colocá-las em lugares seguros, através de cedência de terrenos para autoconstrução dirigida.

Durante a época chuvosa, iniciada em Agosto, o SPCB registou 12 mortes causadas por deslizamento de terra, descarga eléctrica e desabamento de residência, assim como extinguiu 41 incêndios.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS