No âmbito do projecto de Agricultura Familiar

Camponeses em Malanje recebem financiamento de 130 milhões AKZ

Camponeses em Malanje recebem financiamento de 130 milhões AKZ
DR

Camponeses de 12 associações da comuna do Cota, em Malanje, contam desde sexta-feira (12) com um financiamento de 130 milhões de kwanzas, do projecto de Agricultura Familiar virado para a Comercialização (MOSAP II), inserido na campanha agrícola 2018-2019.

O coordenador do MOSAP II, Ilídio Barbosa, disse que, este valor, 34,285 milhões de kwanzas vão ser empregado na limpeza do terreno e no pagamento de 25 por cento dos trabalhos de mecanização agrícola, bem como 100 por cento do custo dos fertilizantes a utilizar. 

O responsável explicou que o valor reverte para as caixas comunitárias das associações, permitindo aos beneficiários realizarem projectos no futuro, destacando o papel do MOSAP II no processo de preparação mecanizada de terras para o aumento da área média por famílias e fornecimento de ‘inputs’ para a produção agrícola.

Numa primeira fase, o MOSAP II vai responsabilizar-se pela disponibilização de 1.285 hectares de terra lavrada de forma mecanizada, 339 toneladas de sementes de batata-rena, 60 toneladas de feijão e 75 toneladas de fertilizantes para 12 sub-projectos agrícolas validados.

O director em exercício do Gabinete da Agricultura em Malanje, Tomás Mizalaque, referiu que o acordo de financiamento reforça as capacidades financeiras e materiais para o aumento da produção agrícola. 
Disse também que o MOSAP II tem uma componente “importante” para as escolas de campo, escoamento e comercialização dos produtos agrícolas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS