Na Lunda-Sul

Mais de 43 mil famílias envolvidas na campanha agrícola

Pelo menos, 43.896 famílias camponesas estão envolvidas na campanha agrícola 2019/2020 na Lunda-Sul, a ter lugar num espaço preparado de 61.270 hectares, na localidade de Nacatende, cujo arranque foi testemunhado esta segunda-feira, em Cacolo, pelo governador provincial, Daniel Neto.

Mais de 43 mil famílias envolvidas na campanha agrícola
D.R.

Enquadrado nos festejos do 44.º aniversário da Independência Nacional, o acto serviu igualmente para a entrega simbolica 40 toneladas de adubos compostos, 13 de ureia, 14 de sulfato de amónio, cinco mil enxadas, 2.901 catanas e mil machados.

Segundo o director do gabinete provincial da Agricultura, Nelson Senguitale, a Lunda-Sul é rica em recursos hídricos e reúne condições ideais para o cultivo de outras culturas como arroz, milho, batata-rena, batata-doce, ananás, banana, manga e hortícolas.

Avançou que as famílias estão repartidas em 135 associações, cinco cooperativas e pequenos agricultores, que vão plantar o milho, feijão, com vista a diversificar o plantio da mandioca, cuja previsão de colheita é de 307 mil toneladas de produtos diversos.

Já o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, disse que o Governo vai continuar a apoiar os camponeses com material de trabalho e solicitou mais organização destes, para que os programas sejam bem direccionados.

Avançou que a província tem disponíveis 36 tractores que serão entregues a brigadas que irão trabalhar junto dos camponeses no processo de mecanização das áreas, com vista a aumentar a produção e combater a fome e a pobreza no meio rural.

A campanha agrícola 2018/2019 foram preparados manualmente, 101.241 hectares e 426 mecanizados, tendo colhido mais de 800 mil toneladas de produtos diversos, como mandioca, batata-doce e feijão.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS