Em Malanje

Caixas comunitárias de camponeses poupam 30 milhões AKZ

Cerca de 30 milhões de kwanzas é o valor que as 15 primeiras caixas comunitárias das cooperativas de camponeses de Malanje pouparam com a venda dos produtos cultivados na campanha agrícola 2019-2020.

Caixas comunitárias de camponeses poupam 30 milhões AKZ
D.R

Trata-se de uma iniciativa pioneira, apoiada pelo Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), que envolveu cerca de 900 famílias de 11 dos 14 municípios de Malanje, segundo o coordenador provincial do MOSAP II, Paulo Sozinho.

De acordo com o responsável, que falava nessa quarta-feira durante um encontro de troca de experiências entre antigas e novas Escolas de Campo de Agricultores (ECA´s), o valor arrecadado está a ser aplicado na aquisição de factores de produção e preparação de terra, com vista a alargar as áreas de cultivo na presente época agrícola.

Adiantou que na presente campanha agrícola (2020/2021), o MOSAP II prevê criar mais 50 novas caixas comunitárias, tendo em vista a sustentabilidade e aumento dos níveis de produção do sector familiar.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas, Carlos Chipoia, defendeu a necessidade dos pequenos produtores orientarem a sua produção à necessidade do mercado, devendo para tal inovar as técnicas, mediante a introdução de tecnologias adaptáveis ao clima e solo da região, a fim de se alavancar a produção.

Com isso, acrescentou, estar-se-ia a contribuir para o combate efectivo da fome e da pobreza no meio rural.

O encontro de troca de experiências entre antigas e novas Escolas de Campo de Agricultores (ECA´s), incluindo as dos municípios de extensão (Quirima, Marimba e Luquembo), visou analisar a rotação de culturas, sistema agro-ecológico, análise económica, caixas comunitárias e impacto das alterações climáticas na produção familiar.

O evento foi testemunhado pelo Secretário de Estado da Agricultura, João da Cunha.

Na presente campanha agrícola (2020-2021), o projecto MOSAP II dispõe mais de 400 milhões de kwanzas para apoiar sete mil famílias camponesas de Malanje.

Implementado desde 2016, o projecto MOSAP II substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

Controla, actualmente, 622 escolas de campo na província, onde estão inseridas mais de 24 mil famílias.

Além de Malanje, o Mosap II está implantado nas províncias do Huambo e Bié.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS