Governo promete “endurecer” medidas

Cabo Verde registou 45 novos casos positivos de coronavírus

Cabo Verde registou 45 novos casos positivos de coronavírus entre os funcionários de um hotel na ilha da Boa Vista, elevando para 56 o total no país, anunciaram esta quarta-feira, as autoridades cabo-verdianas.

Cabo Verde registou 45 novos casos positivos de coronavírus
D.R

Em comunicado, o governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde e da Segurança Social, informou que o Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública realizou um total de 196 testes, tendo 45 dado positivo - quatro vezes mais do que os 11 casos positivos diagnosticados até hoje.

Dos restantes, 147 tiveram resultado negativo e quatro estão pendentes.

Governo assume erros após mais 45 casos

O primeiro-ministro cabo-verdiano afirmou hoje, quinta-feira, que o que aconteceu num hotel em quarentena na ilha da Boa Vista, com 45 novos casos de covid-19, representa uma “dura lição”, assumindo “erros” e garantindo que vai “endurecer” as medidas de isolamento.

“O que aconteceu na Boa Vista é um exemplo daquilo que não pode acontecer. O governo assume as falhas e erros que possam ter sido cometidos, apesar de ter cumprido os protocolos internacionalmente exigidos”, afirmou Ulisses Correia e Silva, numa mensagem ao país, poucas horas depois de confirmados mais 45 casos de covid-19 em funcionários do hotel Riu Karamboa, que cumpriram no seu interior 23 dias de quarentena.

No domingo, perante forte pressão dos próprios a partir do interior, as autoridades de saúde locais deixaram que os cerca de 200 trabalhadores terminassem a quarentena no hotel, passando para quarentena domiciliária.

No entanto, rapidamente surgiram relatos públicos de incumprimento dessas medidas no exterior, bem como das medidas de protecção individual no interior do hotel, que registou a 19 de Março o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Cabo Verde, um turista inglês, de 62 anos, que acabou por morrer poucos dias depois.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS