No Bengo

BDA concede crédito a cooperativas agrícolas

Duas cooperativas agrícolas, no Bengo, beneficiaram, nos últimos seis meses, de cerca de 80 milhões de kwanzas, do Banco de Desenvolvimento de Angola, BDA, para o aumento da produção dos bens prioritários da cesta básica.

BDA concede crédito a cooperativas agrícolas
D.R

Tratam-se das cooperativas agro-pecuárias  Desejo do Úcua, do município do Dande, e Mpambulo Congo, do município do Ambriz, que foram financiadas no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

O financiamento deveu-se as avaliações positivas constatadas pelo BDA, no que respeita a organização interna e os requisitos exigidos.

A cooperativa Mpambulo Congo foi contemplada com cerca de 30 milhões kwanzas, dos 120 milhões solicitados.

O valor recebido vai ser empregue na aquisição de insecticidas, adubos, sistema de rega e alfaias para aumentar a área de cultivo e a produção.

Com uma área de três mil hectares, dos quais apenas mil em produção, a cooperativa prevê um mau ano agrícola, devido a estiagem que também está a contribuir na diminuição do caudal do rio Lifune.

Por este facto, dificilmente se poderá atingir as 30 toneladas e meia de produtos diversos colhidas na campanha passada, disse o presidente da cooperativa, João Pedro Wakalenda, à ANGOP.

Já a cooperativa Desejo do Úcua, beneficiou de AKZ 50 milhões que pretende utilizar no aumento da produção e diversificar as culturas.

Com cerca e mil hectares, dos quais 600 em produção, a cooperativa produziu no último ano agrícola 45 toneladas de produtos diversos.

A falta de chuva, há cerca de três meses, vai comprometer a  colheita de banana, mandioca, batata-doce, milho, inhame, ginguba, beringela e mamão por serem produtos que dependem muito da água, disse o presidente da cooperativa, Sebastião João.

As duas cooperativas desenvolvem as actividades de forma manual, e criaram até o momento mais de 200 postos de trabalho.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS