Em Luanda

Autoridades preocupadas com derrube de embondeiros

As autoridades ambientais estão a trabalhar para impedir o abate indiscriminado de embondeiros (nome científico Adansonia), na zona do Sequele, município de Cacuaco, em Luanda, onde foram já derrubadas 1.800 árvores deste tipo.

Autoridades preocupadas com derrube de embondeiros
D.R

A informação foi hoje avançada, em conferência de imprensa, pela directora do Instituto da Biodiversidade e Conservação Ambiental (INBAC), Albertina Nzunzi.

A responsável deste órgão afecto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente referiu que as autoridades tomaram conhecimento deste facto através de uma denúncia nas redes sociais esta semana, tendo-se deslocado ao terreno uma equipa multissetorial para apurar a sua veracidade.

Albertina Nzunzi disse que os resultados do trabalho revelaram que a área afectada é extensa, tendo já sido derrubados 1.800 embondeiros, árvore secular e símbolo nacional.

Segundo a directora do INBAC, os embondeiros estão a ser derrubados para ocupação ilegal de terrenos e construção de moradias naquela área, onde são contratadas pessoas, a um preço que varia entre os 25.000 kwanzas e 30.000 kwanzas, para o corte das árvores.

De acordo com Albertina Nzunzi, as pessoas estão conscientes do crime ambiental que estão a cometer, mas disseram que “é mais importante ter moradias do que ter um embondeiro de pé”.

“Estamos perante um crime ambiental muito grave e que requer a intervenção dos órgãos de defesa e segurança do Estado”, disse, frisando que devem ser tomadas medidas urgentes para se salvaguardar as árvores que ainda existem.

O fenómeno de abate de embondeiros, prosseguiu a responsável, não é novo.

Em algumas áreas, a caminho do Bengo, no município do Nzeto, Zaire, há cerca de dois anos, foram identificadas zonas concedidas pelas autoridades para construção em que se retira a areia à volta da árvore que acaba naturalmente por cair.

A responsável sublinhou que já houve intervenção do INBAC no sentido de ser reposta a terra à volta dos embondeiros ou que seja cedido um outro espaço.

O embondeiro está entre as árvores mais antigas do planeta, com idades entre os 1.100 e os 2.500 anos.

Outros artigos do autor