Data foi instituída para homenagear defuntos

Assinala-se sábado o Dia dos Finados

Assinala-se este sábado, 2 de Novembro, o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou de Finados, uma efeméride com origens religiosas, mais especificamente à cristã católica, comemorada em diferentes partes do planeta.

Assinala-se sábado o Dia dos Finados
D.R

Em Angola, o dia 2 de Novembro é feriado nacional e tornou-se tradição as famílias homenagearem os seus entes falecidos, com rezas, limpezas e deposição de flores sobre campas.

Para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem aos cemitérios, onde são celebradas missas em memória aos defuntos.

A data é celebrada com outras actividades em homenagem aos mortos. “Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório, estado no pós-vida, onde as almas são purificadas antes de irem ao céu”, assim postula a religião.

Segundo fontes religiosas, o acto de rezar pelos mortos é praticado desde o século I, porém, foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX instruíram os fiéis a dedicar ao menos um dia anualmente para lembrar e rezar pelas almas daqueles que já partiram.

O Dia 2 de Novembro foi escolhido, por suceder ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 e voltado à celebração de todos aqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça.

Em países como o Brasil, essa data é acompanhada por visitas a cemitérios e túmulos de parentes e amigos falecidos, que são homenageados com flores e rezas, num clima de respeito e reflexão pela efemeridade da vida e a saudade deixada pelos que foram.

Nos Estados Unidos, o Dia de Finados recebe o nome de Dia de Todas as Almas, numa tradução livre de ‘All Soul’s Day’, e também é comemorado por meio de visitas a cemitérios e celebração de missas.

No México as comemorações são mais festivas e animadas, com desfiles nas ruas e gente com rosto pintado de caveira e esqueleto e simulação de funerais com pessoas vivas dentro de um caixão. A festa é tão popular que atrai turistas do mundo inteiro e recebe o nome de ‘El Día de los Muertos’ ou O Dia dos Mortos.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS