Em Benguela

Apreendidos mais de dois mil sacos de farinha de trigo estragada

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), em Benguela, travou recentemente a comercialização de 2.700 sacos de farinha de trigo em mau estado de conservação num armazém da cidade do Lobito, noticiou nesta segunda-feira, o Jornal de Angola.

Apreendidos mais de dois mil sacos de farinha de trigo estragada
D.R

De acordo com Manuel Furtado, a apreensão do produto resultou de uma acção de fiscalização que o INADEC leva a cabo nas principais superfícies comerciais e armazéns da província. "Em alguns sacos de farinha de trigo foram detectados gorgulhos e noutros larvas, pelo que se torna impróprio para o consumo humano”, indicou.

O director do INADEC acrescentou que a par disso, ainda este ano, foram retiradas do circuito comercial cerca de duas toneladas de produtos diversos com as datas de caducidade adulteradas, com destaque para  os sumos Compal de 1 litro e de 200 mililitros, assim como iogurtes Pascoal, margarina Rama e chouriços de marca corrente.

"O INADEC, em parceria com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), está a trabalhar no sentido de prevenir e punir eventuais crimes económicos.

Aos prevaricadores não são, apenas, movidos processos administrativos, culminando em multa, também enfrentam a justiça pelo incumprimento das regras do comércio”, sublinhou.

O director provincial do INADEC lembrou que nesta fase da quadra festiva, grande parte dos comerciantes encarecem os preços dos produtos de maior procura para a obtenção de lucro indevido, em prejuízo do consumidor. Garante ser do interesse das autoridades tornar o processo de compra e venda de bens e serviços facilitados nestes dias de  festa natalina e de passagem de ano.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS