Infracção cometida por um vietnamita

Apreendidos mais de 500 mil dólares no aeroporto

Pelo menos, 564.500 dólares norte-americanos foram apreendidos esta semana, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelas forças de segurança aeroportuárias, noticiou a Angop.

Apreendidos mais de 500 mil dólares no aeroporto
D.R.

Os valores apreendidos por efectivos da Polícia Fiscal, Administração Geral tributária (AGT) e funcionários da Enana, pertenciam a um vietnamita que pretendia viajar para o seu país na rota Luanda/Dubai/Hainoi (Vietname).

Segundo o responsável  da AGT  no aeroporto, Edy Carlos Lemos da Silva, tratou-se de uma infracção de cambiais cometida por um cidadão vietnamita, que tentou, de forma ilícita, sair do país com um montante não declarado, camuflado na bagagem de porão, mas que foi detectado.

De acordo ainda com o responsável, descobriu-se tudo a partir do trabalho feito nas cabines, depois do rastreio de bagagem se conseguiu visualizar três volumes que continham valores monetários. "Informou-se a companhia e solicitamos a presença do passageiro."

De seguida, esclareceu, procedeu-se à devida verificação e contabilização do montante, que foi depositado numa agência do BCI, na conta domiciliar do BNA, e o indivíduo entregue aos órgãos competente.

O agente da AGT explicou que tal acto constitui fuga ao fisco e, de acordo com o aviso 1/16 do BNA, por se tratar de valores não declarados pelo passageiro. Segundo a lei, os residentes cambiais só podem levar para o exterior do país 10 mil ou o equivalente em outras moedas. Já para os não residentes maiores de idade, a lei permite o transporte de cinco mil dólares norte-americanos ou o equivalente em outras moedas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS