Garante ministro José da Rocha

Angosat-2 já está construído a 50 por cento

A construção do satélite angolano Angosat-2, em substituição do Angosat-1, está a 50 por cento e espera-se que até 2022 seja lançado em orbita, disse hoje o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

Angosat-2 já está construído a 50 por cento
D.R.

 

A construção é consequência do protocolo complementar entre Angola e a Rússia ao contrato de fabricação do Angosat-1, lançado em Dezembro de 2017, mas que, depois, se perdeu no espaço.

O Angosat-1, um investimento do Estado de 320 milhões de dólares, foi lançado a 26 de Dezembro de 2017.

O contrato previa, no caso da impossibilidade de colocar em orbita o Angosat-1, a obrigação de a outra parte repor os serviços, o que está a ser feito.

O contrato prevê que, enquanto se espera pela construção do novo satélite, a contra parte deve compensar, daí estar disponível um sinal de um satélite russo para Angola.

Quantos às reformas em curso, falou do processo de privatização da Angola Telecom e os passos já dados para que sejam atingidos os objectivos.

Para o governante, o surgimento de novas empresas no sector é importante pelo facto de proporcionar mais serviços, qualidade e fazer a cobertura do território´.