PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Angola quer “acção concertada” e “soluções” locais para conflitos em África

O Presidente da República, João Lourenço, mostrou-se preocupado esta segunda-feira, na Praia, com a situação de segurança em África nos últimos tempos e pediu uma "acção concertada" dos Estados africanos para a procura e implementação de "soluções" locais

Angola quer “acção concertada” e “soluções” locais para conflitos em África
D.R.
João Lourenço, Presidente da República

Os nossos dois países dispõem de recursos e de um enorme potencial humano para que se explore muito mais as áreas de cooperação em que somos mais fortes.

 

“O continente não se deve iludir contando que as soluções virão da Europa, da Ásia ou da América, as soluções devem ser encontradas e implementadas por nós, os filhos de África”, defendeu Lourenço, numa intervenção numa sessão especial na Assembleia Nacional de Cabo Verde, enquadrada no programa da visita que está a efectuar ao arquipélago.

O chefe de Estado disse estar preocupado com a situação de segurança em África ultimamente, com o alastrar de acções de terrorismo nos países da região do Sahel, desde a Líbia, no Corno de África, na República Democrática do Congo e, mais recentemente, em Moçambique.

“A remoção do poder pela força das armas, de Governos legitimados nas urnas e eleições democráticas, muitas vezes estimuladas e financiadas por interesses difusos, devem merecer também uma acção concertada dos Estados africanos a nível regional e continental”, sugeriu.

O Presidente da República enumerou iniciativas tomadas para inverter a tendência, nomeadamente uma iniciativa de Angola de promover uma cimeira sobre o terrorismo e as mudanças inconstitucionais em África, que terá lugar na Guiné Equatorial, em 28 e 29 de Maio próximo.

Relativamente às relações com Cabo Verde, João Lourenço reafirmou a vontade de estabelecer uma “verdadeira parceria estratégica”, com cooperação em domínios como a administração pública, educação, agricultura, transportes, turismo, serviços e a nível parlamentar.

“Os nossos dois países dispõem de recursos e de um enorme potencial humano para que se explore muito mais as áreas de cooperação em que somos mais fortes”, traçou, prevendo uma aproximação entre os dois países com a iminente reabertura da rota aérea Luanda-Praia-Luanda.

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, realçou as relações históricas entre os dois países, notando que têm dado “resultados palpáveis”, mas manifestou igualmente o interesse de a elevar a um nível estratégico.

O chefe da casa parlamentar cabo-verdiana alertou para o “ambiente complexo, caótico contraditório” que o mundo vive actualmente e disse que é necessário pensar em alternativas para fazer face às necessidades energéticas e de segurança alimentar.

Neste sentido, notou a importância do continente africano, onde disse que alguns países podem tornar-se grandes ‘players’ à escala mundial, entre os quais Angola.

“É nossa firme expectativa que Angola venha a destacar-se nessa nova conjuntura, desde logo no sector dos combustíveis, de que já é uma importante produtora e fornecedora, e no domínio da agricultura, podendo e devendo, pelas condições naturais de que dispõe, tornar-se numa grande plataforma de produção e fornecimento de alimentos, com particular incremento no contexto da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa], especialmente nos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa]”, sugeriu Austelino Correia.

O Presidente chegou no domingo à Praia e iniciou ontem o programa oficial da visita de Estado a Cabo Verde, retribuindo a que foi realizada em Janeiro último pelo presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, a Luanda.

Além do encontro com o homólogo cabo-verdiano, João Lourenço recebeu as chaves da cidade da Praia, visitou a Fundação Amílcar Cabral, depôs uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral e visitou os laboratórios Inpharma.

O chefe de Estado foi ainda recebido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, com quem participou na sessão da comissão mista entre os dois países, que voltou a reunir 14 anos depois para assinar vários acordos de cooperação.

Hoje, terça-feira, João Lourenço viaja para o Mindelo, na ilha de São Vicente, onde vai visitar pontos de interesse económico, como a empresa de conservação de pescado Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, além de receber as chaves da cidade.

A partida de Cabo Verde, a partir da ilha de São Vicente, está prevista para amanhã, quarta-feira.

Lusa

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS