Decisão tomada por consenso

Angola vai presidir à comissão da CEEAC

O Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) aprovou, nesta quinta-feira, por consenso, o candidato de Angola ao cargo de presidente da Comissão do órgão, Gilberto Veríssimo, no quadro do processo de reformas em curso.

Angola vai presidir à comissão da CEEAC
D.R.
Gilberto Veríssimo, presidente da CEEAC

 

No âmbito do processo de selecção dos membros da nova Comissão, está previsto o preenchimento das vagas para os cargos de vice-presidentes de Comissões para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Recursos Naturais, Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Durante os trabalhos, realizados por videoconferência, aprovou-se, também, as moedalidades de eleição dos membros da Comissão da CEEAC, assim como a situação política e de segurança na República Centro Africana.

Em relação ao projecto de estratégia regional contra a pandemia da covid-19, ficou decidido a realização de uma reunião, ainda sem data, para apreciação da questão.

Angola participou com uma delegação em que se destacam Ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Ministra das Finanças, Vera Daves e da saúde Sílvia Lutucuta.

A reunião decorreu quarta e quinta-feira, em Luanda.

Criada em 1983, integram a CEEAC Angola, Burundi, Camarões, Chade, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda e São Tomé e Príncipe.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS