Para reduzir importação do açúcar

Angola precisa de 10 mil produtores de cana-de-açúcar

O Governo anunciou hoje, quinta-feira, que o país precisa de 10 mil produtores de cana-de-açúcar para reduzir a importação deste produto, que, só de Janeiro a Outubro deste ano, custou ao Estado 137 milhões de dólares.

Angola precisa de 10 mil produtores de cana-de-açúcar
D.R.
Sérgio Santos

Sérgio SantosSecretário de Estado da Economia

Pretendemos que no domínio da produção de cana-de-açúcar, surjam promotores para produzir cana-de-açúcar, temos estado a suscitar conversa com os produtores e a Biocom, num raio de 40 quilómetros da planta industrial da empresa é viável produzir-se cana-de-açúcar.

 

Segundo o secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, a Biocom, única empresa que produz açúcar e etanol, tem capacidade para moer dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano, mas produz apenas metade por falta de produção de cana-de-açúcar.

“Pretendemos que no domínio da produção de cana-de-açúcar, surjam promotores para produzir cana-de-açúcar, temos estado a suscitar conversa com os produtores e a Biocom, num raio de 40 quilómetros da planta industrial da empresa é viável produzir-se cana-de-açúcar”, declarou hoje Sérgio Santos, em conferência de imprensa.

Para o governante, que desafiou produtores a apostarem na produção da cana-de-açúcar, na extensão industrial da Biocom, em Malanje, projectos viáveis com esse propósito terá financiamento garantido no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

“Estamos a convidar a quem tiver projectos e precisar de financiamentos que o faça. Estimamos que podemos atender cooperativas de produção de até 10 mil produtores e precisamos que eles surjam, porque não é o Estado que vai produzir cana-de-açúcar”, atirou.

O Governo anunciou, nesta conferência de imprensa, que decorreu, hoje, em Luanda, que de Janeiro a Outubro de 2019 foram gastos 1,3 mil milhões de dólares de Janeiro a Outubro de 2019 com a importação de bens alimentares, apontando a necessidade urgente da aposta na produção nacional.

Pelo menos, 54 produtos acompanhados pelo Ministério da Economia e Planeamento, no âmbito do Programa de Produção Nacional, Diversificações das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), “poderiam ser produzidos em Angola”, admitem as autoridades.

O PAC, assegurou o secretário de Estado, tem disponíveis dois mil milhões de dólares para substituir importações e diversificar exportações.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS