De acordo com o relatório da IIAG

Angola entre os países com melhor governação

Angola encontra-se no grupo de oito países africanos onde ocorreram melhorias na governação entre 2010 e 2019, segundo o relatório da Fundação Mo Ibrahim (IIAG) 2020.

Angola entre os países com melhor governação
D.R

O país ficou classificado no 43.º lugar, mostrando sinais de progresso crescente. Angola somou 40 pontos em 2019, mais 5,4 do que em 2010, sendo o terceiro país entre 54 que mais melhorou nos últimos cinco anos.

O documento, que regista o desempenho dos 54 países africanos, destaca que, desde 2010, o ano de 2019 foi o primeiro a apresentar um declínio face ao ano anterior (2018), colocando oito países fora desta deterioração da qualidade de governação, designadamente Angola, Tchad, Etiópia, Cote d'Ivoire, Madagáscar, Seychelles, Sudão e Togo.

Refere que, tendo em conta o facto de as análises se limitarem a 2019, para alguns países como a Etiópia, havendo outros onde isso acontece devido aos conflitos de natureza política interna e que poderão ter uma menção distinta em 2020.
O IIAG é sustentado na análise dos seus especialistas a quatro categorias determinantes: ‘Segurança e Estado de Direito’, ‘Participação, direitos e inclusão’, ‘Bases para as oportunidades económicas’ e ‘Desenvolvimento humano’.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS