Reforço de relações

Angola e São Tomé e Príncipe avaliam cooperação

O Presidente da República, João Lourenço, avaliou esta sexta-feira, em Luanda, com o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, as "históricas" relações de cooperação entre os dois países.

Angola e São Tomé e Príncipe avaliam cooperação
DR
João Lourenço e o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Jesus

Em declarações à imprensa, no final de um encontro privado, no âmbito da visita de 48 horas a Angola, Jorge Bom Jesus disse haver interesses comuns na cooperação, com realce para a exploração petrolífera, em São Tomé e Príncipe.

Lembrou que a petrolífera angolana Sonangol explora, neste momento, vários blocos na Zona Económica Exclusiva são-tomense.

Jorge Bom Jesus felicitou o Presidente João Lourenço pelos bons ofícios na prevenção de conflitos e preservação da paz em África, tendo destacado a mediação, no encontro de quarta-feira, em Luanda, para a pacificação das relações entre o Ruanda e o Uganda.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Os dois países, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS