Cooperação

Angola e Brasil rubricam acordo em segurança

Angola e Brasil assinaram, esta quinta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação em matéria de segurança e ordem interna.

Angola e Brasil rubricam acordo em segurança
D.R.

 

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e o ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, foram signatários do instrumento jurídico.

A cerimónia decorreu após uma reunião ministerial sobre Consultas Políticas entre delegações de ambos os países co-orientada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o homólogo brasileiro, Ernesto Araújo.

Manuel Augusto destacou as relações económicas e sociais “ambiciosas” que os dois países têm, para o bem-estar dos seus povos, referindo que, para a resolução de alguns problemas sociais, Angola conta com o apoio do Brasil, e, durante a permanência do governante no país, poderão ainda ser redefinidos novos modelos de financiamento.

“Vamos redefinir a nossa cooperação financeira, as linhas de crédito, com base na actuação do novo governo do Brasil, e continuar a beneficiar dessa vontade da parte brasileira”, afirmou Manuel Augusto.

O ministro das Relações Exteriores considera que, por esta via, Angola conseguirá concretizar alguns projectos mais importantes, com prioridade para as infra-estruturas no sector energético, agro-indústria, agricultura, comunicações e telecomunicações.

Destacou que Angola continua na “linha da frente” na cooperação com o Brasil.

Por seu turno, o ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil entende que o documento assinado hoje formaliza o protocolo de formação de quadros para o combate à criminalidade e a intensificação das relações conjuntas em matérias de defesa.

O memorando visa ainda a troca de informações sobre a criminalidade transnacional, além de transmitir a experiência brasileira no combate ao crime urbano que, segundo disse, no Brasil, reduziu, no último ano, para vinte por cento.

Por outro lado, o governante brasileiro manifestou a intenção de contar com o apoio de Angola para se afirmar no continente africano.

A jornada do ministro brasileiro reserva um encontro, ainda hoje, com a ministra das Finanças, Vera Daves.

Amanhã, sexta-feira, último dia da visita, o dirigente brasileiro vai dissertar uma palestra, nas instalações do Ministério das Relações Exteriores, sobre 'A Politica Externa do Brasil'.

Angola e Brasil estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Novembro de 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Cinco anos depois (1980), os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-cientifica e Cultural, instrumento que constitui a base fundamental para o desenvolvimento da cooperação bilateral.

Em 2010, assinaram o acordo de parceria estratégica.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS