Financiamento às Politicas de Desenvolvimento

Angola e Banco Mundial assinam Acordo

O Governo e o Banco Mundial formalizaram, na terça-feira, a assinatura do acordo de Financiamento às Políticas de Desenvolvimento (DPO), no valor de 500 milhões de dólares assim como o acordo de Reforço do Sistema Nacional de Protecção Social, avaliado em 320 milhões de dólares.

Angola e Banco Mundial assinam Acordo
D.R.
Archer Mangueira

Archer MangueiraMinistro das Finanças

As operações serão concretizadas no momento apropriado, uma vez que estão a ser tomadas medidas de correcção dos desequilíbrios macroeconómicos.

A assinatura destes acordos ocorreu nas instalações do Ministério das Finanças e foram subscritores o representante residente do Banco Mundial, Olivier Lambert e o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

Estes acordos advêm do financiamento recentemente aprovado pelo Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial em Washington, que visam a sua aplicação em três iniciativas estruturantes do Executivo, há igualmente um montante de 500 milhões de dólares para o financiamento do projecto de águas BITA.

Segundo um comunicado das Finanças que a Angop teve acesso, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que as referidas operações serão concretizadas no momento apropriado, uma vez que estão a ser tomadas medidas de correcção dos desequilíbrios macroeconómicos ao mesmo tempo que o Executivo preserva a sua preocupação com a estruturação do sistema de protecção social.  

“Em relação ao sistema de protecção social contamos com a colaboração técnica do Banco Mundial, e mais do que fazer transferências monetárias para as famílias vulneráveis, o importante será criar condições para que estas famílias possam alcançar o seu auto-sustento”, referiu o titular da pasta das Finanças, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, e da Secretaria de Estado do Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva.

O Projecto de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social inscreve-se na política de transferência de rendimento, com objectivo de mitigar o impacto das reformas dos subsídios no poder de compra dos consumidores.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que tem a missão de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS