Com mais 18 infetados, e mais um óbito

Angola aumenta para 950 casos

A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou nesta segunda-feira mais 18 casos da covid-19 no país, que soma já 950 infectados, e registou um novo óbito.

Angola aumenta para 950 casos
D.R
Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde.

Entre os novos casos, seis são de sexo feminino e 12 masculino, com idades entre 14 e 69 anos, disse a ministra durante o balanço epidemiológico diário, em Luanda.

Um doente de 72 anos, que se encontrava em estado crítico, faleceu no hospital de campanha de Viana e “tinha outras comorbilidades”, adiantou a ministra.

No total, Angola regista 950 casos, entre os quais 41 óbitos e 667 activos.

Dos doentes internados, 15 estão em estado grave e oito em estado crítico com ventilação assistida, dos quais dois necessitando de hemodiálise.

Quanto aos testes de biologia molecular, foram processadas 447 amostras nas últimas 24 horas, perfazendo um acumulado de 59.052 destes testes, conhecidos como RT-PCR.

“Continuamos a fazer testagem serológica aos motoristas, aos contactos dos casos positivos e casos suspeitos que acorrem às unidades sanitárias”, sublinhou a governante, adiantando que foram realizados mais 570 testes.

Sílvia Lutucuta indicou igualmente que já se encontra em Angola a equipa técnica chinesa responsável pelo fornecimento e montagem dos laboratórios que vão aumentar a capacidade para mais 6.000 testes RT-PCR e mais 6.000 testes serológicos, em Luanda, Uíje, Lunda-Norte e Huambo.

Avançou ainda que os passageiros do Brasil já tiveram alta e estão agora a ser acompanhados os passageiros que vieram de Portugal, devendo ter alta no final desta semana.