Em 2022

Angola acolhe próxima cimeira ACP

A República de Angola foi escolhida para acolher a 10.ª Cimeira ACP, em 2022 - foi anunciado hoje em Nairobi, na cerimónia de encerramento da 9.ª reunião de cúpula dessa organização.

Angola acolhe próxima cimeira ACP
D.R
Georges Chikoti, nesta cimeira, foi eleito secretário-geral

A escolha foi feita pelos participantes da 9.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do ACP, que remeteram a indicação da data definitiva da cimeira, a decorrer em Luanda, à próxima Sessão do Conselho de Ministros.

Na segunda-feira, o vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, diante de representantes dos países da ACP, tinha manifestado a disponibilidade de Angola acolher a 10.ª cimeira ACP.

Georges Chikoti, nesta cimeira, foi eleito secretário-geral ACP, que deixa de ser designada grupo e passa a organização.

As reuniões de cúpula do ACP acontecem de dois ou três anos. As cimeiras ocorrem em média a cada dois ou três anos em um Estado-Membro. Elas dão aos líderes do Grupo, com 79 membros, a oportunidade de rever os principais desenvolvimentos de interesse e preocupação para seus membros no cenário internacional e nos Estados ACP em particular.

A primeira Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos países ACP foi realizada em Libreville, Gabão, a 6 e 7 de Novembro de 1997, durante a qual os seus líderes comprometeram-se reunir-se regularmente.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS