Covid-19

África com mais de 9 mil casos e 414 mortes

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 414 nas últimas horas num universo de mais de 9.198 casos registados em 51 países, de acordo com a mais recente actualização dos dados da pandemia naquele continente.

África com mais de 9 mil casos e 414 mortes
D.R

Segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC África), nas últimas 24 horas o número de mortes registadas subiu de 360 para 414, com as infeções confirmadas a passarem de 8.536 para 9.198.

O CDC África registou também 813 doentes recuperados após a infecção.

Com o anúncio, no domingo, do primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no Sudão do Sul, são agora 51 os países e territórios de África afectados pela pandemia da Covid-19.

Também no domingo, foi registada a primeira morte de um doente de covid-19 na Etiópia, país que acolhe a sede da União Africana.

De acordo com o CDC África, a maioria dos países africanos (39) já tem transmissão local da doença, enquanto 12 países registam apenas infecções importadas.

O norte de África mantém-se como a região mais afectada pela doença, com 4.043 casos, 298 mortes e 420 doentes recuperados.

Na África Austral, são 1.756 os casos registados da doença, que já provocou 16 mortes, tendo 53 doentes recuperado da infecção.

Na África Ocidental, há registo de 1.707 infecções, 51 mortes e 282 doentes recuperados.

A África do Sul é o país com mais casos confirmados da doença (1.655), registando 11 mortes e 45 doentes recuperados.

Argélia (1.251 casos e 130 mortes), Egipto (1.173 casos e 78 mortes) e Marrocos (1.021 casos e 70 mortes) são outros países com números expressivos.

Em pelo menos uma dezena de países, o número de casos confirmados é na ordem das centenas.

Até ao momento, não foram anunciados quaisquer casos em São Tomé e Príncipe, Comores, República Sarauí e Lesoto.

São Tomé e Príncipe mantém-se assim como o único país lusófono em África sem qualquer caso confirmado.

A Guiné-Bissau é agora o país africano lusófono com mais casos registados, depois de, no sábado, ter confirmado 18 pessoas com infecções pelo novo coronavírus.

Angola, que já contabiliza duas mortes, registou desde sábado mais quatro casos confirmados da doença, somando agora 14.

Moçambique mantém 10 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Cabo Verde totaliza sete casos de infecção desde o início da pandemia, entre os quais um morto.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estão confirmados 16 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.

No contexto das medidas de luta contra a pandemia, o CDC África contabiliza agora 43 países com as fronteiras totalmente fechadas, sete com ligações aéreas suspensas, três com restrições de entrada e saída e dois com restrições de entrada a cidadãos de países de risco.

           

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS