Prova marcada para entre 1 e 8 de Dezembro

Atleta quer bater ‘record’ mundial em esteira

Atleta de 50 anos, Carlos Simões pretende tornar-se recordista mundial em esteira, alcançando 840 quilómetros em sete dias. Caso atinja os objectivos, promete partilhar o prémio com os mais necessitados.

Atleta quer bater ‘record’ mundial em esteira

O atleta português Carlos Simões, de 50 anos, actualmente a viver em Angola, pretende inscrever o seu nome no ‘Livro do Guiness’ como recordista mundial na modalidade de esteira (aparelho com tapete rolante usado com frequência nos ginásios), entre os dias 1 e 8 de Dezembro.

Durante os sete dias, Carlos Simões prevê alcançar a marca dos 840 quilómetros, superando os 827 na posse do recordista brasileiro Carlos Villar.

No evento, marcado para o Xyami Shopping Nova Vida, em Luanda, a partir das 7 horas, o atleta prevê alcançar 120 quilómetros por dia, equivalentes a aproximadamente 20 maratonas, e, por isso, garante que todas as condições foram criadas para que o local se torne “num ambiente familiar” em que se possa sentir “em casa”.  Além da vertente desportiva, o desafio também inscreve uma componente social. Caso alcance os objectivos, Carlos Simões pretende partilhar o prémio com instituições de caridade, como lares de acolhimento para crianças, jovens, idosos e outros com necessidades urgentes.  O projecto conta com o apoio da Delta Q, NCR, ENSA, Sport Zone, Kinda Home, Damanato, Pura e a clínica Bom Senso.

 

Entre o desporto

e a Cultura

Detentor de uma das melhores marcas europeias dos 80 quilómetros em esteira, com o tempo de 9h12m04s, Carlos Simões é também atleta federado de andebol. Mas o atletismo é a sua grande paixão. Na vertente supermaratona, participou num desafio em 2016 em Balaton, Hungria, percorrendo a distância de 194,2 quilómetros. Em 2017, participou na ‘spartatlhon’, a ‘rainha das ultramaratonas’, percorrendo a distância de 246 quilómetros.

Amante também da cultura, é autor do livro ‘Angola no Coração, Angola em Poesia’, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente português. É produtor e locutor de um programa de rádio ‘Travessia dos Oceanos’ na RFM, nos 96.5 do grupo RNA.