DEPOIS DE QUASE 2 ANOS EM ESPANHA

Ex-presidente José Eduardo dos Santos regressou a Angola

O ex-presidente da República José Eduardo dos Santos regressou hoje a Luanda, a primeira visita ao país, desde que se mudou, em 2019, para Barcelona (Espanha).

Ex-presidente José Eduardo dos Santos regressou a Angola
D.R.

O antigo chefe de Estado desembarcou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, por volta das 17 locais.

José Eduardo dos Santos, de 79 anos, chegou a Presidente da República em Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, e ocupou as funções durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Presidente da República, João Lourenço.

Há 42 anos, também em 14 de Setembro, chegava a Luanda a urna do presidente Agostinho Neto, que morreu num hospital de Moscovo a 10 de Setembro de 1979.

Setembro é um mês simbólico, poque se celebra, a 17 deste mês, data de nascimento de Agostinho Neto, o dia do Herói Nacional.

José Eduardo dos Santos foi comandante-em-chefe das Forças Armadas de Angola (FAA) e é presidente emérito do MPLA, título que lhe foi outorgado no congresso de 08 de Setembro de 2018.

O MPLA ainda não se pronunciou sobre a vinda do antigo líder, o mesmo acontecendo com o sucessor, João Lourenço, que se encontra actualmente numa visita de trabalho ao Kwanza-Norte, desconhecendo-se se está previsto algum encontro entre os dois.

O ex-chefe de Estado, que tem residência no Miramar, viveu nos últimos dois anos em Barcelona, fazendo apenas deslocações ao Dubai para se encontrar com a filha Isabel dos Santos.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS