Após seis meses encerradas

Igrejas em Luanda reabrem a partir de amanhã

Seis meses depois de encerrarem as portas, por causa da pandemia da covid-19, os templos das igrejas reabrem oficialmente este sábado, 19, em Luanda.

Igrejas em Luanda reabrem a partir de amanhã

 

A retoma dos cultos vem no cumprimento do último Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, em vigor desde o dia 9 deste mês, que impõe medidas novas medidas de biossegurança dentro dos templos.

As congregações religiosas devem, para o efeito, criar condições de biossegurança exigidas pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do vírus, com destaque para equipamentos de higienização para a lavagem das mãos.

Ao abrigo do Decreto Presidencial, as igrejas estão igualmente obrigadas a criar condições para o cumprimento do uso de máscaras, dentro e fora dos recintos, e medição de temperatura.

A secretaria-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (Cica), Reverenda Deolinda Dorcas Teca, afirmou, à Angop, que as congregações membros foram orientadas para a observância rigorosa das medidas, que passam pela higienização ou desinfecção das mãos, uso de máscaras faciais e distanciamento de dois metros durante as celebrações.

Em cada culto, só poderá reunir, inicialmente, 50 por cento da capacidade dos templos, devendo as paróquias que ainda não tiverem criadas as condições  exigidas absterem-se de realizar cerimónias religiosas.

Numa primeira fase, será  realizado apenas um culto aos sábados e  domingos, com vista a analisar o cumprimento das medidas de biossegurança. Os restantes dias são para higienização dos locais de culto.

Devem higienizar as superfícies, mãos à entrada dos locais de culto, assegurar o uso obrigatório de máscara facial, distanciamento de, no mínimo, dois metros entre fiéis, ventilação constante dos espaços de culto e higienização obrigatória após cada celebração.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS