EGIPTO

Exército diz que eliminou 19 'jihadistas' no Sinai

  O exército egípcio anunciou hoje ter eliminado 19 suspeitos 'jihadistas' durante uma operação enquadrada na luta contra a insurgência na província do Sinai do Norte.

Exército diz que eliminou 19
DR

Numa declaração gravada e transmitida nas redes sociais, o exército revela que os soldados mataram três 'jihadistas' "extremamente perigosos" e que 16 outros foram eliminados durante ataques aéreos direccionados aos seus "esconderijos terroristas".

Durante esta operação as forças armadas também sofreram baixas, havendo a registar a morte e ferimentos dois oficiais, um subtenente e dois soldados, segundo indicou a mesma fonte, sem adiantar mais detalhes.

A mesma fonte, de acordo com a AFP, referiu que foram apreendidas no local armas automáticas, granadas e lançadores de 'rockets'.

As forças de segurança egípcias travam há vários anos uma batalha para conter a insurgência na província do Sinai do Norte, liderada por um grupo local ligado à organização Estado Islâmico (EI).

A insurgência intensificou-se após a deposição do exército do presidente islâmico Mohamed Morsi, em 2013, na sequência de grandes manifestações.

Em Fevereiro de 2018, o exército lançou uma vasta operação "antiterrorista" na região, mas também em partes do deserto ocidental, entre o vale do Nilo e a fronteira com a Líbia.

Segundo dados oficiais, desde o seu lançamento, quase 950 suspeitos de 'jihadistas' e dezenas de militares foram mortos. No entanto, não há nenhum relatório de fonte independente disponível e a região é amplamente proibida a jornalistas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS